sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Zico critica excesso de pressão sobre jovens promessas do Flamengo

Ídolo rubro-negro observa cobrança exagerada sobre nova geração do Fla e critica montagem do time com o Campeonato Carioca de parâmetro. Mesmo no Brasil, onde fica até o dia 1º de outubro e depois volta ao comando da seleção iraquiana nas eliminatórias asiáticas do Mundial de 2014, Zico tem dificuldades para acomanhar o Flamengo. Devido aos muitos compromissos, o ídolo rubro-negro disse que o último jogo que conseguiu assistir do time foi a vitória por 2 a 0 sobre o Náutico, no dia 11 de agosto. De lá para cá, o Galinho tem visto só os melhores momentos das partidas, mas foi o suficiente para perceber que há uma cobrança exagerada, em sua visão, sobre uma talentosa safra de jogadores. - O Flamengo pegou uma geração muito boa, mas está colocando uma carga de responsabilidade muito grande nas costas dela. Subir um ou dois jogadores de uma vez vai, mas cinco ou seis? Tem muitos ali que ainda teriam mais dois anos de júnior - observou. O treinador espera que Cléber Santana, contratado esta semana pelo clube, possa ser uma solução para esse problema. Embora admita não saber como o meia vinha atuando no Avaí, Zico torce para o sucesso do novo camisa 10 do Fla. - Tomara que dê certo. É um camisa 10 meio de campo, não é aquele que chega tanto (ao ataque). Não sei como ele está jogando, mas pode ajudar os mais jovens - destacou o Galinho, que se mostrou otimista com a permanência do time na primeira divisão, mas deixou uma crítica. O Flamengo nos últimos anos pecou muito de montar equipe no (Campeonato) Carioca para o Brasileiro. O regional não serve de parâmetro. Diversas vezes especulado pelo ex-presidente Márcio Braga para ser candidato à presidência do Flamengo, Zico garantiu que não há possibilidades de isso acontecer, e apenas voltou a manifestar seu apoio à candidatura de Wallim Vasconcellos. Não tenho a menor condição de assumir nada (no Fla). Só apoio a chapa do Wallim (Vasconcellos). É um grupo que pode dar uma grande reviravolta no clube - apostou. Com 28 pontos (e um jogo a menos), o Flamengo ocupa o 16º lugar na competição, uma posição à frente do Z-4. O time volta a campo neste domingo para enfrentar o Atlético-GO, às 16h (de Brasília), no Serra Dourada.(globoesporte.com)

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Rebaixamento preocupa todo o Fla, e pressão atinge mais jovens, diz Zinho

Diretor afirma que garotada sente a pressão e confessa: ‘O torcedor está preocupado com zona de rebaixamento, eu também, a direção, jogadores’. O Flamengo amarga sequência de sete jogos sem vitória no Brasileirão, sendo quatro derrotas e três empates. Na 16ª colocação, com 28 pontos, o time tem um jogo a menos e quatro pontos a mais do que o Sport, primeira equipe do Z-4. A forte pressão ronda todo clube, a preocupação com rebaixamento vai da Gávea ao Ninho do Urubu. Zinho admite que a aflição é geral e respinga nos mais jovens, mas acredita que o momento adverso possa servir como aprendizado de como é ser jogador profissional do Rubro-Negro. Ao ser questionado sobre o aproveitamento de Joel Santana e Dorival Júnior, Zinho apresentou sua tese e deixou clara a preocupação que está no ar. O diretor tem exibido um semblante sério diante da fase complicada. O temor de rebaixamento também atinge a diretoria, principalmente a presidente Patricia Amorim, que sabe: a queda para a Segunda Divisão teria sérias consequências em sua vida profissional e particular. Zinho comentou ainda o fato de jovens valores – como Adryan e Mattheus – estarem sendo lançados em meio a um momento conturbado. O dirigente, porém, espera que os jogadores amadureçam. - Adryan tem entrado no segundo tempo, Thomás deu uma segurada. Tivemos perdas de jogadores importantes que dão sustentação para esses garotos. Infelizmente tivemos que apostar na garotada por conta de atletas que foram para seleção, contusões. São jogadores (os jovens) que têm que entrar aos poucos. Esse era o planejamento. Devido às circunstâncias, tivemos que mudar. Eles têm talento, potencial, mas o momento é de muita pressão, então, às vezes, sentem. Mas vão amadurecer com isso. Importante que aprendam com essa fase e saibam que são jogadores profissionais – destacou Zinho. Além da crise de resultados, o diretor apontou outros fatores que podem ser prejudiciais aos mais jovens. Segundo ele, um talento do juvenil ou dos juniores não é sinônimo de sucesso na equipe principal: - Jogar no juniores do Flamengo já é uma pressão, mas não é como no profissional. Há vários jogadores que são talentosos no juvenil, no juniores, e chegam no profissional não conseguem manter o mesmo nível. Você entrar num time já formado, com apoio, facilita que esse talento apareça, mas com time desfalcado, pressão pela vitória, pressão de rebaixamento, cobrança, crise política do clube, isso tudo afeta bastante. Agora, acredito que eles estão amadurecendo.(globoesporte.com).

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Fla acerta as contratações de Renato Santos e Cléber Santana, do Avaí

Em troca, Negueba e Thiago Medeiros devem ser emprestados à equipe de Santa Catarina; negociação será oficializada na tarde desta segunda-feira. O Flamengo vai oficializar na tarde desta segunda-feira as contratações do zagueiro Renato Santos e do meia Cléber Santana, que estavam disputando a Série B pelo Avaí. Em troca, Negueba e Thiago Medeiros devem seguir para o clube catarinense. O defensor é empresariado por Eduardo Uram, que é dono de 60% de seus direitos econômicos, enquanto o Avaí detém 40%. Já o meia pertence ao São Paulo e tinha contrato de empréstimo com a equipe catarinense até o dia 31 de dezembro de 2012. Renato Santos, de 25 anos, iniciou carreira em 2007 e defendeu o Joinville antes de chegar à Ressacada. O zagueiro recebeu apenas um cartão amarelo na Segundona, competição em que não participou de apenas um dos 25 jogos do time. Cléber Santana tem 31 anos, já defendeu o Atlético de Madrid e também jogou no futebol japonês. No Brasil, se destacou por Santos e Atlético-PR. Na última terça-feira, o diretor de futebol do Flamengo, Zinho, e o vice de finanças, Michel Levy, estiveram em Florianópolis para observar o jogadores e encaminhar o acerto. Na capital catarinense, assistiram à vitória do Avaí por 2 a 1 sobre o Ipatinga, pela Série B, na Ressacada, em jogo em que Cléber Santana fez os dois gols do Leão. O Flamengo é o 16º colocado no Brasileirão, com 28 pontos, quatro a mais do que o Sport, primeiro time do Z-4. O Rubro-Negro carioca, porém, tem um jogo a menos. O próximo adversário será o Atlético-GO, no próximo domingo, às 16h (de Brasília).(globoesporte.com)