quinta-feira, 7 de outubro de 2010

LUXEMBURGO ESTRÉIA HOJE NO FLA!!!

A palavra crise tem variantes no futebol. Escândalos, demissão de um ou mais treinadores, derrotas vexatórias, saída inesperada do maior ídolo... O Flamengo experimentou quase todas as possibilidades em 2010. E teve de recorrer à grife Vanderlei Luxemburgo para evitar o pior dos problemas: a zona de rebaixamento. A estreia do treinador, o quarto do time no ano, será nesta quinta-feira contra o Atlético-GO. O adversário ficou na área de descenso em 25 das 27 rodadas do Brasileiro, melhorou sensivelmente desde a chegada de René Simões, mas acumula duas derrotas consecutivas. A partida no estádio da Cidadania começa às 21h (de Brasília).
O duelo, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, terá como árbitro Marcio Chagas da Silva (RS). Os auxiliares serão Marcelo Bertanha Barison (RS) José Eduardo Calza (RS). FLAMENGO> são cinco jogos sem vitória (quatro empates e uma derrota). O Flamengo não engrena, apenas se arrasta na tabela. Mesmo assim, a zona de rebaixamento ainda não o abocanhou. O time está em 15º lugar, com 30 pontos, e mesmo se perder não terminará a 28ª rodada no Z-4. Mas a ascensão do Atlético-MG e o confronto direto contra o Atlético-GO são perigosos e por isso a vitória em Volta Redonda torna-se fundamental para um início de trabalho mais tranquilo para Vanderlei Luxemburgo. Em apenas dois dias de treino, Luxemburgo comandou duas atividades táticas. Tentou ao menos esboçar sua filosofia de trabalho. São cinco desfalques e ele não inventou na hora de substituir. Welinton e David Braz formam a zaga. No meio-campo, Correa e Petkovic são as novidades. O treinador deixou em dúvida o companheiro de Deivid no ataque. Diogo ou Diego Maurício? Apesar do mistério, o primeiro deve levar vantagem. A provável escalação será, Marcelo Lomba; Léo Moura, Welinton, David Braz e Juan; Willians, Correa, Kleberson e Petkovic; Diogo e Deivid. Na nona rodada do primeiro turno, o Flamengo foi a Goiânia e esteve longe de empolgar. Mas a equipe, desfigurada pela falta de reforços, conseguiu surpreender em um contra-ataque. Diego Maurício sofreu pênalti, e Petkovic abriu o placar. Posteriormente, o time da casa pressionou e só não empatou (ou virou) porque Marcelo Lomba fez pelo menos três ótimas defesas. O resultado deixou o time carioca no G-4, e o Atlético-GO na lanterna.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

"NINHO DO URUBU" aqui é a nossa casa!!!

O chão era de terra batida, as cadeiras improvisadas à frente de um painel dos patrocinadores que serve, quase sempre, como adereço. O céu nublado ameaçou chuva, o que seria fatal para a entrevista. No primeiro dia na volta ao Flamengo, Vanderlei Luxemburgo conheceu as mazelas do CT Ninho do Urubu. A preocupação com a melhoria na estrutura é tão grande que virou até cláusula contratual. O treinador conversou com o vice de finanças Michel Levy e combinou a compra imediata de acomodações provisórias. Há dois meses chegaram nove containeres no Ninho, mas eles ainda não têm eletricidade e seguem inutilizados. Mas antes mesmo do início da obras paliativas, Luxemburgo tomou uma decisão: o futebol rubro-negro não terá mais a Gávea como sede. A exposição dos jogadores no clube social, a impossibilidade de realizar treinos fechados influenciaram. E os “carrões” dos jogadores colaboraram ainda mais. A Gávea acabou para o Flamengo. Só treinaremos lá por absoluta necessidade. Retorno com muita vontade ao clube. Essa coisa de ser longe não existe mais. Os jogadores têm BMW, Mercedes... Aqui é a minha casa. Precisamos construir o CT, o hotel, e fiz questão de colocar isso em meu contrato. Se não fosse assim, não teria aceitado o convite. Acho que posso ajudar o clube nessa questão com a minha experiência e por tudo o que já passei na carreira. Hoje, estamos neste local, mas daqui um tempo, esperamos ter um CT em boas condições de trabalho – declarou. O treinador fala com propriedade. Ele deixou recentemente o Atlético-MG, que tem um dos melhores – senão o melhor - CT do Brasil. No Flamengo tudo é diferente. Os gramados são bons, o espaço físico também é grande. Já o resto... Até o meio de 2009 só havia duas bicicletas ergométricas enferrujadas na sala de musculação. Até a chegada de Luxemburgo as mudanças eram lentas, quase inexistentes. Agora ele promete agilidade. Principalmente porque, com o fim dos jogos às quartas e domingos, os treinos integrais em Vargem Grande serão comuns. - A idéia é que os jogadores cheguem aqui de manhã e só saiam à noite. Para isso precisamos de um hotel, mesmo que seja provisório, como no caso da Fórmula 1 – disse o treinador. Nesta quarta-feira o Flamengo viaja para Volta Redonda e no dia seguinte enfrenta o Atlético-GO, pelo Campeonato Brasileiro. A partida será a estreia do novo treinador na sua terceira passagem pela Gávea.(GLOBO.COM)

terça-feira, 5 de outubro de 2010

FLA ACERTA COM LUXEMBURGO POR 27 MESES!!!

Após dois dias de negociações, Vanderlei Luxemburgo é o novo técnico do Flamengo. O contrato tem duração de 27 meses, ou seja, dura até o fim da gestão de Patrícia Amorim. Junto com o treinador, chegam ao clube também o preparador físico Antônio Melo e o auxiliar Antônio Lopes Júnior, filho do técnico Antônio Lopes. (Veja o vídeo com a saída de Luxemburgo da Gávea em 1995). Vanderlei Luxemburgo já comandará o treino desta tarde, no Ninho do Urubu. Ele volta ao Flamengo após 15 anos para tentar, finalmente, fazer sucesso em seu time do coração e impedir que o time caia para a Série B do Brasileiro - no momento, é o 15º, com 30 pontos. Ele deixou o Atlético-MG no 18º lugar, com a pior defesa do torneio: 45 gols sofridos. Em 24 jogos, conquistou 21 pontos, um aproveitamento de 29,1%. Essa será a terceira vez que o treinador comandará a equipe rubro-negra. Como jogador, defendeu as cores do clube entre 1971 e 1978. A relação de Luxa com o Fla começou cedo, ainda na infância, uma vez que ele sempre assumiu ser torcedor do clube. Profissionalmente, entretanto, teve início quando tinha apenas 19 anos e chegou à Gávea no início da década de 70. Apesar de jogar pelo Flamengo durante oito anos, a passagem mais marcante de Luxemburgo pelo clube se deu em 1995. Naquele ano, foi contratado pelo recém-empossado Kleber Leite a peso de ouro e com fama de treinador moderno, após conquistar os bicampeonatos brasileiro e paulista pelo Palmeiras em 1993 e 1994.
Na Gávea, porém, encontrou uma estrela maior: Romário desembarcou no clube no mesmo mês em que era eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa. Além dele, Luxemburgo contava no elenco com estrelas como Sávio e Branco. Nos primeiros meses, parecia que daria certo. A conquista da Taça Guanabara, com três gols do Baixinho na decisão contra o Botafogo, dava indícios de que o Flamengo voltaria a seus grandes dias de glórias. Mas o título foi o único do curto período do técnico no clube. Na decisão do Estadual, o Flamengo jogava pelo empate com o Fluminense. Saiu atrás, sofrendo dois gols no primeiro tempo, mas conseguiu reagir e empatou na segunda etapa, minutos antes do final da partida, porém, Renato Gaúcho e sua barriga entraram para história e tiraram o caneco que era dado como certo na Gávea no ano do centenário do clube. O fracasso foi demais para dois gigantes egos como Romário e Luxemburgo. Discutiram, trocaram farpas pela imprensa, e o treinador saiu derrotado na queda de braço com o atacante, maior nome do Rubro-Negro na segunda metade da década de 90. Semanas depois da derrota para o Fluminense, sete meses após ser anunciado pelo clube, o técnico era demitido durante a disputa da Copa dos Campeões Mundiais em Brasília. Em várias oportunidades, Luxemburgo já se mostrou arrependido. Para o treinador, sua falta de experiência para conduzir a situação o atrapalhou na Gávea. A mesma opinião é dividida por Romário, seu principal desafeto na época. Para o Baixinho, que aprova o retorno de Luxa, os problemas entre os dois já estão resolvidos. Menos badalada e polêmica, porém igualmente discreta nos gramados, foi a primeira passagem de Luxemburgo como treinador do Flamengo. Em janeiro de 1991, assumiu o clube após a conquista da Série B e do Campeonato Paulista pelo até então desconhecido Bragantino. Era o primeiro clube grande da vitoriosa carreira de Vanderlei. Levou o time ao nono lugar no Campeonato Brasileiro e caiu no início do Estadual, após empate por 1 a 1 com o Itaperuna. Na ocasião, Carlinhos assumiu e levou o Rubro-Negro aos títulos do Carioca (1991) e do Brasileiro (92).
TRES TÍTULOS COMO RESERVA!!!
A relação entre o treinador e Flamengo, no entanto, começou muito antes da década de 90. Mais precisamente em 1971, quando o então lateral-esquerdo desembarcou na Gávea com 19 anos. A estreia foi no ano seguinte, no empate sem gols com o Santa Cruz, em amistoso, no Arruda. Na ocasião, começou como titular e foi testado na vaga do consagrado Rodrigues Neto, mas o grande concorrente na Gávea foi Junior, considerado um dos maiores laterais da história do futebol mundial. Luxemburgo conquistou três Campeonatos Cariocas no clube, mas pouco teve oportunidades como titular. No total, foram 153 jogos e 9 gols com a camisa rubro-negra.(globo.com)

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

FLAMENGO E SILAS, chegam a um acordo, e...

O site oficial do Flamengo confirmou na tarde desta segunda-feira a saída de Silas do clube. O comunicado não fala em demissão. Diz apenas que o treinador e a presidente Patrícia Amorim "chegaram a um acordo".
O site informa que ainda não há substituto.
- O nome do novo treinador do Flamengo ainda será definido pela diretoria rubro-negra e será anunciado pelo site oficial do clube - diz o texto oficial rubro-negro. O favorito continua sendo Vanderlei Luxemburgo. O clube tenta anunciar o novo contratado até a noite desta segunda-feira. Logo depois de sair da reunião na sala da presidência, Silas procurou ser político, agradecendo ao clube pela oportunidade.
- Foi uma conversa muito tranquila. O Flamengo é um clube em que, não acontecendo os resultados, cria-se uma instabilidade. E o treinador sabe que é parte do pacote esse tipo de coisa. Com a saída do Zico, isso se agravou. Tenho que agradecer ao Zico, aos jogadores, a toda a diretoria. Não vou dar justificativa por isso ou por aquilo. O Flamengo é grande, foi uma boa experiência. É isso o que eu tenho de dizer nesse momento - disse o técnico, que venceu apenas um jogo no comando do clube, contra o Prudente, por 2 a 1. Além disso, foram seis empates e três derrotas. Enquanto o técnico Silas estava reunido com a diretoria, sua comissão técnica comandava um treino físico no Ninho do Urubu. A atividade foi fechada para a imprensa. O volante Correa chegou atrasado ao CT em Vargem Grande.(GLOBO.COM)