segunda-feira, 21 de maio de 2018

A política rubro-negra prenderá o Flamengo a 2015 até quando?

presidente Eduardo Bandeira de Mello deu uma entrevista exclusiva para o jornal O Globo nesta segunda-feira (21.05). Conheci Bandeira de Mello no fim do ano de 2012, após a impugnação de Wallim Vasconcellos. Jeito sereno e amável, sempre esboçando um sorriso ou ouvidos atentos para o que você dissesse. Era difícil não simpatizar com ele de cara.

O tempo passou e muita água virou. O presidente assumiu o clube, rompeu com os líderes da chapa azul original, que formaram a chamar chapa verde nas eleições de 2015, e passou a ter mais poder ao grupo Sócios Pelo Flamengo. "Eduardo", como é chamado pelos íntimos, segue sendo uma das melhores coisas que ocorreu ao clube. Seu nome já está marcado na história de forma positiva, mas é curioso ver como no próprio clube há quem se enxergue "traído" pelo seu envolvimento com o futebol. E é aí que me chama atenção a leitura de sua entrevista.

Bandeira de Mello deixa claro que a união do grupo original (que reuniu grandes executivos com um novo grupo de jovens associados) ainda não é uma realidade. "Sim. Vai ser formada uma chapa de situação que eu vou apoiar, que vai seguir nossos valores". Embora coloque as coisas em tornos de valores, deixa claro que há uma questão pessoal ao dizer que: "No grupo dele [ Landim, pré-candidato da situação] tem pessoas que me hostilizam abertamente. Não posso apoiar uma chapa que tem pessoas que dizem que saíram do Flamengo para não me dar um tapa na cara, que me chamam de traidor".

Aqui vale uma ressalva importante. A fragmentação daquele grupo não fez bem à instituição. Em nenhum clube do mundo você abriria mão de nomes tão consolidados no mercado como os que formaram a chapa verde. Independente de quem simpatiza com quem, quais os lados do clube, o Flamengo precisa estar acima de todos. A união seria importante.

Se por um lado, há quem cobre o presidente por esse rancor vale lembrar que integrantes da Chapa Verde seguem criticando Bandeira de Mello em redes sociais ou artigos. Ouvi de fonte próxima ao dirigente que isso manteve as muralhas da discórdia em pé. É possível minimizar isto com o fato de que Eduardo sairá no fim do ano, mas lembre-se: ele ainda é o presidente do clube. E nada impede que apoie seu candidato, com ou sem a anuência de quem o apoiou.

Profissionalismo e papo com jogadores
O presidente fala bastante sobre "sua gestão" e sobre o "vice-presidente de futebol", um cargo que pessoalmente sempre fui contrário. Confirma uma conversa com os jogadores de motivação após a demissão de Rodrigo Caetano. E aí me ocorre que originalmente, em 2012, este tipo de situação nunca foi o objetivo. A profissionalização era um mantra tão forte em 2012, que chegou a ser usado por Jorge Rodrigues, muito próximo de Patrícia Amorim na época.

Ver o Flamengo depender desse tipo de conversa para as coisas entrarem no eixo é terrível e um sinal de que o triênio fracassou em muitas etapas no futebol ainda que seja bem sucedido em outras. Bandeira se reelegeu pela imagem que consolidou no primeiro triênio. Mas quando se elegeu o discurso muitas vezes era de que seria o membro de um grupo que nenhum clube brasileiro conta.

Candidatura
O presidente se esquiva em assumir uma candidatura a algum cargo no legislativo ou executivo nos próximos meses. Pela legislação eleitoral qualquer atitude nesse sentido pode valer uma violenta multa. Será uma pena, entretanto, se ele realmente sair candidato.

Em 2012, boa parte da motivação para impedir a reeleição de Patrícia Amorim vinha justamente do uso político do clube. Seu fracasso na reeleição para vereadora foi comemorado por todas as pessoas que elegeram e apoiaram o presidente naquele ano. É triste que o ciclo se repita, ainda que ele, certamente, tenha tudo para ser um político melhor. Bandeira poderia renunciar e se candidatar ou abrir mão de uma candidatura até 2020.

2019
Independente de quem se eleger, o Flamengo precisa superar o ano de 2015, quando o grupo azul original se rompeu. Que 2018 acabe bem para o clube e que o próximo ano traga novos ventos para o Mais Querido. Nem azul e nem verde, apenas vermelho e preto.