quarta-feira, 27 de junho de 2012

Joel testa Adryan e Bottinelli entre titulares em treino tático no Ninho


Atividade termina com os dois na armação e Luiz Antonio na lateral, depois de iniciar com a formação habitual de quatro volantes. O técnico do Flamengo, Joel Santana, comandou na tarde desta quarta-feira, no Ninho do Urubu, um treinamento tático de ataque contra defesa. Entre os titulares, não participaram goleiro e zagueiros, apenas laterais e os jogadores do meio para a frente. A grande novidade ficou para a segunda parte, na qual o treinador testou Adryan e Bottinelli na armação, dando suporte aos atacantes Diego Maurício e Vagner Love. Num primeiro momento do treinamento, esteve em campo pelos titulares a formação habitual de quatro volantes, que vem sendo costumeiramente utilizada neste Campeonato Brasileiro. Amaral tomou a vaga do suspenso Airton e teve a companhia de Renato, Luiz Antonio e Ibson. Wellington Silva e Magal foram os laterais, com Diego Maurício e Vagner Love no ataque. Depois, já na reta final, Joel resolveu testar uma formação mais ousada. O treinador deslocou Luiz Antonio para a lateral direita e sacou Wellington Silva. O volante Amaral também deixou a atividade e entraram Bottinelli e Adryan, que formaram o meio-campo junto a Renato e Ibson. Diego Maurício e Love seguiram como atacantes. Com este time em campo, os titulares ganharam em força ofensiva, chegando diversas vezes na área com Adryan, Diego Maurício e Love. É pouco provável, entretanto, que esta formação comece o jogo contra o Atlético-GO, neste domingo, no Engenhão, uma vez que Renato e Ibson, os dois volantes que sobraram, não costumam atuar à frente dos zagueiros, na função de primeiro volante. Bottinelli foi titular no primeiro jogo, contra o Sport, não participou do empate com o Inter e entrou durante as quatro partidas seguintes, contra Ponte Preta, Coritiba, Santos e Grêmio. Adryan, de 17 anos, ainda não foi sequer para o banco de reservas neste Brasileiro. Com nove pontos, o Flamengo ocupa a nona colocação do Campeonato Brasileiro. O líder é o Cruzeiro, que tem 14.(globoesporte.com).

terça-feira, 26 de junho de 2012

Zinho blinda o grupo do Fla e não garante Joel: 'Hoje, não está demitido'


Diretor do Rubro-Negro avalia o trabalho do treinador apenas como razoável e diz que análise é permanente. Nenhum jogador do Flamengo deu entrevista após o treino da tarde desta terça-feira. Foi uma decisão do diretor de futebol Zinho. Depois da derrota por 2 a 0 para o Grêmio, pela sexta rodada do Brasileirão, a crise voltou a ganhar força. Joel Santana está fortemente ameaçado no cargo, e a diretoria estuda a demissão do treinador. O dirigente deixou claro que Joel é o treinador do Rubro-Negro, mas não garantiu a permanência.
- O Joel é o nosso treinador. Garantir a permanência de um profissional nem a minha eu garanto. Quem decide é a presidente (sobre a permanência de Zinho). No futebol, eu sou diretor, e decido pela permanência da comissão e dos jogadores. Só se ganhar? Só se perder? A gente analisa no geral. Infelizmente no Brasil time grande é uma cobrança no dia a dia. Principalmente no Flamengo. Estou atento a tudo, dando confiança aos atletas, para a comissão técnica. Se eu garanto uma permanência? Não. Mas também não dá para dizer que vai ser demitido. Hoje é terça-feira e Joel não está demitido. Até digo a vocês que nenhum jogador vai falar aqui, a pressão está muito grande. Passei aos atletas e preservei das entrevistas. É treino, é focado. Perder não é bom. Do jeito que perdemos é pior ainda. Sem Léo Moura, sem Deivid, mais dois atletas que vão chegar. Não é desculpa, mas é desculpa. A equipe está se reerguendo. O elenco é bom, mas estamos com várias peças fora. A tendência é melhorar, fortalecer o elenco. Tenho que analisar também nesse sentido. Também não é tão simples tirar A, B e C, tem que ter peça de reposição e não está fácil.
A insatisfação chegou ao limite. E foi colocada à mesa em uma reunião entre diretoria e Zinho, diretor de futebol, que aconteceu na noite de segunda-feira, fora da sede da Gávea, segundo o GLOBOESPORTE.COM apurou. Zinho confirmou o encontro, mas não deu detalhes. Na avaliação dele, o trabalho de Joel é apenas razoável.

- Não analiso só o Joel. No geral, nossa equipe não fez um grande jogo. Nossa equipe está razoável, mas para ser campeão temos que melhorar bastante. É o trabalho da diretoria e dos atletas também. O trabalho é razoável. Toda semana me encontro com a direção do Flamengo, não especificamente ontem. Não sou mentiroso. Me reuni ontem como me reúno toda semana. Hoje bati um papo também, fiz a reunião com a direção. Tenho que passar o que está acontecendo. Não vou falar o que foi a pauta. Seria indelicado. Foram vários assuntos, normal de uma direção tratar. Reforços, jogadores que saíram, como está a saúde financeira do clube, o que posso realizar. Tudo isso é a pauta. Como estamos na sexta rodada, janela abriu dia 20, estou me mexendo para reforçar o time do Flamengo.
E Zinho disse que analisa tudo de forma minuciosa. E não descartou mudanças.
- O Joel é o treinador, mas estamos analisando tudo. Resultado, treinamento, disciplina do grupo, liderança. Tudo que o futebol exige. Se as coisas não andam, não progridem, pode haver mudança. É sempre beneficiando o Flamengo.
O Flamengo, porém, segue com impasse para definir o substituto de Joel Santana, mas o consenso depois do encontro foi pela troca de comando. Certo é que nomes como o de Jorginho, que está no Kashima Antlers, e o de Renato Gaúcho, desempregado desde o ano passado, estão descartados no momento.

O clube tem encontrado dificuldade para achar treinadores disponíveis no mercado. Marcelo Oliveira, do Coritiba, agrada a alguns dirigentes, mas o técnico está envolvido na final da Copa do Brasil contra o Palmeiras. O segundo e decisivo jogo será no dia 11 de julho.

Segundo avaliação feita pela diretoria, Joel, que amargou as eliminações na Libertadores e Carioca, não conseguiu dar um padrão tático ao time e tem pecado nas substituições. Outro fator que causa contrariedade são as entrevistas pós-jogos do treinador.
Joel, que tem demonstrado irritação com a pressão, tem contrato até dezembro e, com a demissão, o clube terá que pagar multa de aproximadamente R$ 1,4 milhão.
Diretor admite insatisfação de alguns jogadores
Zinho comentou ainda sobre o relacionamento entre Joel e jogadores, e admitiu que existe insatisfação entre atletas que não são aproveitados, mas sem desrespeito:
- São amigos íntimos? Não posso falar isso. Quando termina o treinamento, não sei se algum vai lá tomar um refrigerante com o Joel. Dentro do trabalho, percebo um bom ambiente. Num elenco com 30 jogadores, não dá para dizer que se dá bem com todo mudo. No geral, há um respeito. Hoje, na conversa que houve, vi que há uma boa comunicação. É um ambiente tranquilo, mas não dá para dizer que são amigos. Agora, jogador que não está jogando, dizer que está feliz da vida? Nem quero. O cara que está no banco não pode estar acomodado. Mas isso não pode virar indisciplina. Visivelmente vejo jogadores insatisfeitos, mas não há desrespeito.(globoesporte.com)

Frases feitas sem efeito: Joel padroniza discurso na má fase do Fla

Apesar do futebol ruim, técnico insiste em dizer que o time está em evolução e fala em título. Pressão sobre o trabalho dele volta a aumentar. A derrota por 2 a 0 para o Grêmio, domingo passado, voltou a agravar a situação de Joel Santana no Flamengo. A paciência da alta cúpula do futebol com o treinador está ainda mais curta, e a permanência dele no cargo virou um ponto de interrogação. Em seis rodadas do Brasileirão, o Rubro-Negro empatou com Sport, Inter e Ponte Preta, venceu Coritiba e Santos de maneira pouco convincente e perdeu para o Tricolor gaúcho. Até agora, soma nove pontos e um punhado de problemas. Apesar do futebol ruim e da falta de um padrão tático, Joel insiste em dizer que vê a equipe em evolução. Na última rodada, chegou a falar em título mesmo depois de o time ter sido dominado no estádio Olímpico. Mas as frases feitas do discurso otimista não condizem com o desempenho apresentado e têm sido pouco esclarecedoras. O time está em nono na tabela e a campanha no nacional não empolga. Desde a primeira rodada, em 19 de maio, o treinador aponta justificativas para o desempenho abaixo do esperado. Contra o Sport, o Flamengo encontrou muitas dificuldades e não agradou. A equipe havia ficado 27 dias só treinando depois das eliminações na Libertadores e no Carioca e não conseguiu nada além de um empate por 1 a 1 com o Leão, no Recife. Em entrevista coletiva, Joel pediu tempo para acertar o time. Contava com a chegada de reforços e estabeleceu um prazo para corrigir erros e dar uma cara ao Flamengo. - Está chegando o Ibson, jogador que vai dar qualidade ao nosso meio-campo. Faltou criatividade para o nosso time hoje. Com ele e mais dois ou três jogadores que estão para chegar vamos ter uma equipe de porte para jogar de igual para igual contra todo mundo. Dentro do contexto, não foi o resultado que queríamos. Isso nos dá uma condição que exige melhoras. Vamos ter que mexer na equipe. Vamos estar prontos na quarta ou na quinta rodada, aí vamos ter uma equipe organizada, formada, vamos ter que fazer a equipe no Brasileiro. bson estreou no jogo seguinte, contra o Inter, no Engenhão. Foi bem, mas longe de resolver os problemas do meio-campo. O camisa 7, aliás, tem sido escalado como quarto homem de meio-campo, em uma função que não é a dele. Diferentemente do que Joel esperava, nenhum outro reforço de peso chegou. O clube também contratou para o segundo semestre o lateral-direito Wellington Silva, o zagueiro Thiago Medeiros, o volante Amaral, o meia Jorge Luiz e o atacante Hernane. Além disso, Ronaldinho Gaúcho e Junior Cesar se despediram. Ambos foram para o Atlético-MG. bson estreou no jogo seguinte, contra o Inter, no Engenhão. Foi bem, mas longe de resolver os problemas do meio-campo. O camisa 7, aliás, tem sido escalado como quarto homem de meio-campo, em uma função que não é a dele. Diferentemente do que Joel esperava, nenhum outro reforço de peso chegou. O clube também contratou para o segundo semestre o lateral-direito Wellington Silva, o zagueiro Thiago Medeiros, o volante Amaral, o meia Jorge Luiz e o atacante Hernane. Além disso, Ronaldinho Gaúcho e Junior Cesar se despediram. Ambos foram para o Atlético-MG. O empate por 2 a 2 com a Ponte Preta, o terceiro consecutivo no Brasileirão, foi sofrido, com atuação abaixo da média e um gol salvador de Vagner Love aos 48 minutos do segundo tempo. Ronaldinho já não estava mais no grupo e havia saído do clube pela porta dos fundos e com uma ação de R$ 40 milhões na Justiça contra o Rubro-Negro. A nova fase começou com cara velha: futebol pobre. Joel mesmo assim comemorou o ponto conquistado no sufoco e até conseguiu ver melhoras.

- Em Campeonato Brasileiro claro que ganhar jogos, principalmente fora de casa, é importante. Jogar aqui é difícil (em Campinas). Mas pressionaram a arbitragem, e o árbitro erra para os dois lados. Ficamos felizes por conseguir o empate em cima da hora. Jogo muito difícil, ficamos em desvantagem duas vezes. O Flamengo jogou da forma que tem que jogar. Não fizemos uma atuação de gala, mas nos dá a impressão que é a equipe está voltando a ser aquela que nós gostaríamos de ver, com garra, luta. Agora, é só acertar a maneira de jogar. O resultado foi justo. O jogo foi muito mastigado. Brasileiro é assim, um perde e ganha danado. O que está fazendo diferença na tabela são os pontos importantes que perdemos para o Internacional. O jogo contra o Inter, aliás, passou a ser um lamento do treinador em praticamente todas as entrevistas coletivas. Incomoda tanto quanto o problema que ele tem no quadril e o impede de caminhar por muito tempo. Foi o único resultado considerado ruim por Joel, já que a equipe teve a vitória nas mãos. O placar de 3 a 1 contra o Coritiba foi enganoso. O Flamengo chegou a passar sufoco para conquistar a primeira vitória no Campeonato Brasileiro. Antes daquela partida, Joel teve sua demissão estudada pela diretoria, que não encontrou um nome para substitui-lo. Após o resultado positivo, no Engenhão, desabafou contra a imprensa, considerou as críticas exageradas e disse não temer a queda.

- Tranquilidade eu tenho todo dia. É muito noticiário, né? Acho que a liberdade de imprensa está até extrapolando. Quando se tem notícia, bota quem falou. Estamos refazendo a equipe. Do dia que cheguei, há quatro meses, para hoje olha quanto foi modificada essa equipe. Aqui no Flamengo se faz time da noite para o dia? Dorme e acorda com a equipe pronta? Isso não é fácil. Depois começam a falar que estou nervoso. Não estou nada. Todo dia é assim. Claro que quando a equipe não vence existe insatisfação. Saiu o noticiário do Ronaldinho e entrou o do Joel. Dizem que eu mexo errado. O que fiz com os meus 35 anos de carreira? Joguei no lixo? Está demais. O Campeonato Brasileiro é assim, não vai ter partida fácil. Começamos muito bem o jogo, como sempre. Fizemos 2 a 0 numa velocidade grande, tivemos várias situações. Sabíamos das principais jogadas deles, uma delas abola aérea. Fizeram o gol, deu aquele desespero. A torcida não esquece e nós também não. Sempre colocamos vantagem e cedemos o empate. É uma equipe nova, com uma nova forma de jogar, praticamente não treinamos, mas a coisa deu certo. Estamos satisfeitos pelo resultado. Saímos da situação ruim do campeonato e comessa vitória vamos nos colocar no bolo. A única diferença era o resultado do Inter, que deixamos escapar (empate por 3 a 3). O Campeonato Brasileiro é isso. A segunda vitória saiu, mas o time não embalou. Contra os reservas do Santos, também no Engenhão, o Flamengo teve atuação apagada e só venceu com um gol salvador de pênalti cobrado por Bottinelli, aos 42 do segundo tempo. O técnico, que prometera arrumar o Rubro-Negro depois de “quatro ou cinco rodadas”, ignorou o prazo estabelecido por ele na entrevista colevita pós-jogo e previu mais dificuldades. - Ainda não está encaixado. Vamos ficar sofrendo, mas vencendo. Vai ser assim até o fim. Jogamos bem o primeiro tempo e mal o segundo. Mas era um jogo de paciência, começamos a errar muitos passes. E com o time deles fechado, com duas linhas de quatro, tínhamos de encontrar espaço para entrar. Jogamos muito pelo meio, quando o ideal era tentar pelas pontas. No segundo tempo, mudamos a maneira de jogar e começamos a forçar pelo lado direito da defesa deles, mas o caminho estava na esquerda. Era para termos colocado vantagem no primeiro tempo, mas não o fizemos. Tivemos domínio de jogo, mas ele foi se tornando difícil. Estávamos praticamente completos, eles vinham com os reservas, mas só parecia que seria fácil. Brasileiro é isso. Não vai ter jogo fácil. Na derrota por 2 a 0 para o Grêmio, o Flamengo foi completamente dominado. Pior: em nenhum momento demonstrou capacidade de reação. Ao analisar a partida, Joel tratou o resultado com naturalidade, disse que viu um jogo igual, com pontos positivos para a equipe dele, e voltou a citar a partida contra o Inter. Foi além. Prometeu o Rubro-Negro na briga pelo título. - O Flamengo vai chegar, vai chegar. Não é que gostamos da derrota aqui (em Porto Alegre). Mas não é vergonha. Os dois pontos que perdemos contra o Internacional dentro de casa é que estão dando a diferença, senão estaríamos encostados nos líderes. Mas, em dezembro, podem me cobrar. Vamos chegar. O time está mais aguerrido, rejuvenescendo, mais brigador, não tem aquela preguiça. Promovemos uma situação tática e foi cumprida, mas temos que reconhecer que o Grêmio jogou bem. Estamos com uma garotada boa. Eles criaram e fizeram. Nós criamos e não fizemos. Está melhorando, mas precisamos encaixar a equipe – avaliou Joel, mesmo diante da superioridade gremista durante a maior parte do jogo. O Flamengo volta a jogar no próximo domingo, contra o Atlético-GO, pela sétima rodada. A partida será no Engenhão, às 18h30m. O jogo ainda nem começou, mas não é difícil prever o discurso de Joel Santana.(globoesporte.com)