quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Felipe destaca evolução da defesa e pede cuidado com meias do Bota


Goleiro também aproveita para mandar indireta para o ex-técnico Joel Santana: 'Agora temos um esquema tático'. Nos últimos quatro jogos foram três vitórias e apenas um gol sofrido, justamente na derrota para o Palmeiras. Os números comprovam a evolução do sistema defensivo do Flamengo e a boa fase vivida pelo goleiro Felipe, que recuperou o posto de titular após a chegada do técnico Dorival Júnior. Para o camisa 1, a confiança tem sido a grande arma da equipe nos últimos jogos:
- É importante não tomar gols. Nossos zagueiros estão mais confiantes, todos os jogadores estão, e isso facilita muito para o goleiro. O mais importante é que nossos adversários têm criado poucas oportunidades contra a gente - afirmou Felipe.
Para o clássico de domingo, contra o Botafogo, o goleiro pediu atenção especial com os meias alvinegros. - O Seedorf é um jogador de muita qualidade, temos que ter cuidado. O Andrezinho também tem jogado muito bem e já decidiu alguns jogos. Nossos volantes já estão cientes que eles podem decidir o jogo - analisou. Felipe definiu o Flamengo atual como "um time em ascensão" e considerou essencial o adiamento da partida contra o Atlético-MG, pela 13ª rodada (jogo marcado para 26 de setembro), para que Dorival Júnior conhecesse melhor o elenco e fizesse os ajustes necessários. Na avaliação dele, sobrou uma indireta para o antecessor de Dorival, Joel Santana.
- A parada que tivemos com o adiamento do jogo contra o Atlético-MG foi fundamental para o técnico conhecer melhor o time. Agora temos um esquema, o Dorival vai conseguir repetir o time, temos poucos lesionados e tudo isso ajudou na nossa evolução. Com o Dorival nós temos um esquema tático e sabemos como vamos jogar. Erros acontecem, mas com o Dorival acontecem muito menos. O Flamengo não é time para ficar na posição que estava - finalizou.(globoesporte.com)

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Léo Moura brinca sobre Inacreditável Futebol Clube: ‘Lugar é do Deivid’


Lateral assume erro pelo gol perdido, rebate brincadeira do atacante e diz que foi cobrado em casa: ‘Não tem desculpa perder um gol daquele’. Fim de jogo no Engenhão. Em meio à alegria pela vitória por 1 a 0 diante do Vasco, Léo Moura chegou ao vestiário e foi alvo de gozações dos companheiros, em especial de Deivid, que perguntou se o lateral-direito queria assumir seu lugar no Inacreditável Futebol Clube, quadro da Rede Globo. Aos 38 minutos do segundo tempo do clássico, o camisa 2 recebeu cruzamento rasteiro de Adryan e perdeu chance incrível de ampliar o placar (veja o vídeo). Léo Moura errou a finalização, mas emendou uma letra certeira em tom de brincadeira para o atacante.
- Ficaram me zoando, mas o lugar (do Inacreditável) é do Deivid por dois motivos: primeiro, fui eu que dei o passe para o gol que ele perdeu; outro é porque ele é atacante (risos) – brincou Léo Moura.
O tom mais relaxado do lateral tem explicação. Mesmo com o gol que perdeu, o Flamengo venceu o jogo, ao contrário do que aconteceu quando Deivid assumiu a vaga de titular do Inacreditável Futebol Clube. No confronto pela semifinal da Taça Guanabara, o camisa 9 desperdiçou chance incrível quando o placar marcava 1 a 1. O Vasco venceu (2 a 1) e deixou o Rubro-Negro fora de decisão. E, por coincidência, o mesmo Léo Moura que desperdiçou neste domingo foi quem serviu o atacante.
No vestiário do Engenhão, até Deivid chegou a brincar com sua própria desgraça:
- Pô, na hora que o Léo perdeu o gol viraram logo a câmera para mim. Já deviam estar lembrando.
Brincadeiras à parte, Léo Moura disse que assistiu ao lance outras vezes pela televisão. E assumiu o erro.
- Assisti ao lance quando cheguei em casa e me cobrei muito, pois não tem desculpa perder um gol daquele, mesmo com o campo irregular – disse o jogador.
Léo Moura levou um puxão de orelha imediato, numa cobrança familiar quando ainda deixava o Engenhão na noite de domingo.
- A Isabella (filha caçula) estava no estádio com a Camila (mulher do jogador), e depois me cobrou quando estávamos no carro. Quer dizer... as duas cobraram – revelou Léo Moura.
Ele fez uma promessa que se estende aos torcedores:
- Falei que vou me redimir na próxima oportunidade.(globoesporte.com)

domingo, 19 de agosto de 2012

Clássico apimentado: Flamengo e Vasco em busca de dias de paz

Rubro-Negro, único carioca que ainda não entrou no G-4, vem de derrota. Cruz-maltino tenta reconquistar confiança da torcida após dois tropeços. Distantes na tabela, com personagens em comum e a eterna necessidade de vencer para garantir dias de paz, Flamengo e Vasco fazem, às 18h30m deste domingo, no Engenhão, um clássico cheio de ingredientes para apimentar ainda mais a rivalidade que já existe entre os clubes. O Rubro-Negro, único dos cariocas que ainda não entrou no G-4, vem de derrota e precisa ganhar para começar a subir na tabela. Está em 11º lugar, com 22 pontos. Já o Cruz-Maltino vem de empate por 2 a 2 com o Coritiba, em São Januário, resultado que causou reação negativa da torcida. Pelo lado do Flamengo, Dorival Júnior ainda busca o time ideal. Em cinco partidas já com o treinador à beira do campo, o time conseguiu duas vitórias, um empate e duas derrotas. Ele conhece bem o adversário, já que conduziu o Vasco no retorno para a Série A, em 2009. E sabe o poder que um clássico tem de levar um time do céu ao inferno. Ramon é outro velho conhecido da torcida vascaína, que o aplaudiu no início de sua trajetória, em 2009, mas o vaiou no fim dela, em 2011. Logo depois da estreia pelo Flamengo, o lateral-esquerdo já imaginava a recepção quando reencontrasse o Vasco:
- Se já vaiavam a favor, imagine contra?
Quem tem escutado vaias atualmente é Cristóvão Borges, como aconteceu no empate com o Coritiba, em que o o time sofreu gol aos 44 minutos do segundo tempo. O Vasco está na terceira posição e não sairá dela, já que soma 35 pontos e está a quatro de Atlético-MG e Fluminense. De volta ao Vasco após a convocação para a seleção brasileira no amistoso contra a Suécia, na quarta-feira, Dedé chega como uma esperança de fazer a equipe a retomar o bom momento defensivo - quando ficou sete rodadas sem sofrer gol.
AS ESCALAÇÕES:
Flamengo: Dorival Júnior conta com o retorno de Cáceres e González, que estavam com as seleções paraguaia e chilena, respectivamente. A escalação para enfrentar o Vasco será a mesma que tem sido utilizada pelo treinador, com Felipe, Léo Moura, Welinton, González e Ramon; Luiz Antonio, Cáceres e Renato; Negueba, Vagner Love e Thomás.
Vasco: Cristóvão Borges não divulgou a equipe que enfrenta o Flamengo, mas tem as voltas de Dedé, que retornou da seleção brasileira, e Eder Luis, que se recuperou das dores na coxa direita e, apesar de não viver boa fase, deve ser titular. Felipe e Carlos Alberto podem disputar uma vaga na ligação entre meio de campo e ataque. O Vasco deve começar a partida com a seguinte formação: Fernando Prass, Auremir, Dedé, Douglas e William Matheus; Nilton, Wendel, Juninho e Carlos Alberto (Felipe); Eder Luis e Alecsandro.
O ÁRBITRO:
Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ) apita a partida, auxiliado por Rodrigo Pereira Joia (Fifa/RJ) e Dibert Pedrosa Moisés (Fifa/RJ). Marcelo de Lima arbitrou oito jogos no Brasileirão, marcou 288 faltas (média de 36 por partida), aplicou 42 amarelos (média de 5,3), nenhum vermelho e três pênaltis (média de 0,38). O campeonato tem média de 4,7 amarelos, 0,25 vermelho, 36,3 faltas e 0,25 pênaltis.
FIQUE DE OLHO:
Flamengo: mesmo começando no banco, Liedson merece atenção. O jogador não viajou para o jogo contra o Palmeiras na última quarta-feira e permaneceu no Rio para aprimorar a forma física. O atacante é uma das opções ofensivas de Dorival Júnior para o decorrer do clássico.
Vasco: após passar sete rodadas invicta, a defesa do Vasco sofreu três gols nas duas últimas rodadas. A desorganização da marcação foi um dos pontos fracos da equipe no empate com o Coritiba, e a volta de Dedé cria a expectativa de evolução no setor.
O QUE ELES DISSERAM:
Dorival Júnior, técnico do Flamengo: "Acho que o maior adversário de qualquer equipe quando vinha jogar contra o Flamengo, independentemente do momento da equipe, era o torcedor rubro-negro, que sempre trouxe uma motivação extra. Isso fazia com que em qualquer situação se criasse uma expectativa muito negativa por parte de quem enfrentava o time. Agora que tenho a meu favor, gostaria de ver novamente a torcida comparecendo em massa, tomando conta, apoiando. É um momento de transição, o torcedor tem que ter essa consciência".
Cristóvão Borges, técnico do Vasco: "O Flamengo hoje é uma equipe com outro astral, e isso é fruto da competência do Dorival. Ele mostrou isso em outros clubes onde trabalhou, inclusive no Vasco. É um profissional competente e de alta capacidade. Mas entre Vasco e Flamengo não há favoritismo, e isso independe da situação de cada um na competição. Nesse encontro, o que marca é o equilíbrio".
NÚMEROS E CURIOSIDADES:
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* Os quatro últimos jogos entre Flamengo e Vasco válidos por Campeonatos Brasileiros terminaram empatados. A última vez que uma equipe saiu vencedora no confronto foi em 2008, no Maracanã: Fla 1 a 0.
* Está é a nona vez que Flamengo e Vasco se enfrentam no Engenhão. Em oito clássicos no estádio, existe um equilíbrio. Cada equipe venceu duas vezes e aconteceram quatro empates.
* O maior público registrado em uma partida entre Flamengo e Vasco na história do Campeonato Brasileiro foi no dia 8 de maio de 1983, quando 121.353 torcedores pagaram para ver o segundo jogo das quartas de final, que terminou empatado por 1 a 1.
* Edmundo, com oito gols, é o maior artilheiro da história dos confrontos entre Vasco e Flamengo em Campeonatos Brasileiros. O ex-atacante marcou todos os gols atuando pelo time da Colina.
(GLOBOESPORTE.COM)